No dia 1º de Setembro de 1910, às 20h30, no Bom Retiro, bairro operário de São Paulo, povoado principalmente por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, nasceu a maior das paixões de 35 milhões de brasileiros. Mais precisamente na Rua dos Imigrantes, nº 34, esquina com a Rua Cônego Martins, surgia o Sport Club Corinthians Paulista.
Sua fundação ocorre de forma humilde. Cinco operários do bairro, mais precisamente Antônio Pereira e Joaquim Ambrósio(pintores de parede), Anselmo Correia(motorista), Carlos da Silva(trabalhador braçal) e Rafael Perrone(sapateiro) - resolveram fundar um time de futebol. Sentados em frente a uma confeitaria, apenas sobre a luz de um lampião de gás, tiveram a idéia de fundar um clube para jogar nas várzeas paulistas.
A origem do nome “Corinthians” vem de um time de estudantes ingleses que passara por São Paulo e Rio de Janeiro para disputarem amistosos cujo nome era Corinthian Casuals Football Club, nome esse em homenagem a cidade grega de Corinto. Em seus jogos no estádio do Velódromo (localizado na área do bairro da Consolação, porem já extinto) este time encantou muita gente pelo bom futebol apresentado, inclusive aqueles cinco operários do Bom Retiro, que dias depois fundariam seu próprio clube.
Inicialmente, o Corinthians não tinha um nome definido, mas várias sugestões diferenciadas: a primeira foi Santos Dumont, em homenagem ao criador do avião; a outra foi Carlos Gomes, em homenagem a um grande maestro da época.
Mas então, Joaquim Ambrósio, numa reunião, pediu a palavra e propôs que o time se chamasse Sport Club Corinthians Paulista em homenagem ao time inglês que passara com grande sucesso e que, segundo suas palavras, também fora fundado à luz de um lampião de gás. Provavelmente Ambrósio tinha a intenção de mostrar à seus companheiros que o novo clube um dia poderia ser como o Corinthian inglês. Joaquim tinha em sua mente que mesmo sendo um clube de operários o time poderia ser grande e famoso, e tomava como exemplo o clube inglês.
Mas Ambrosio não sabia que o Corinthian (time inglês) fora fundado por alunos de Oxford e Cambridge, universidades freqüentadas por pessoas da elite inglesa, geralmente filhos de burgueses. O novo Corinthians Paulista seria o oposto dessa situação.
Todo time tem as suas ambições, e com o Corinthians a história não foi diferente, os seus primeiros fundadores e sócios tinham projetos diferenciados para a evolução da equipe. Alguns diziam que o Corinthians deveria se tornar um time grande, como o Paulistano e o São Paulo Athletic, e disputar os campeonatos da Liga Paulista de igual para igual com eles, outros queriam que a equipe fosse apenas um time de bairro, para disputar campeonatos na várzea, sendo nada mais que um pequeno clube destinado apenas aos moradores do Bom Retiro, como se fosse uma associação de bairro.
É importante dizer, que o Corinthians não existe apenas porque o time inglês passara por São Paulo: A idéia dos homens que fundaram o Corinthians Paulista já estava preparada, independente do time inglês vir ou não ao Brasil; a idéia de existir um time operário, ou club dos operários, como era conhecido, já tinha nascido e cristalizado. O futebol estava em alta no Brasil e se popularizava aos poucos, principalmente nos vários campos de várzea existentes por toda a cidade. Os operários do Bom Retiro já estavam pensando em ter o seu próprio clube. O clube inglês, serviu somente como modelo de nome e estrutura, o Sport Club Corinthians Paulista foi, sobretudo, a realização de um sonho, acima de qualquer influência.
fonte: http://www.klepsidra.netklepsidra4corinthians.html/
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário